Composto por mais de 100 milhões de neurônios, o intestino depende de diversos aspectos físicos e psicológicos para funcionar de maneira adequada.

Alguns pesquisadores o chamam de “segundo cérebro” e ressaltam que a prática de exercícios físicos, o bem estar emocional e manter uma alimentação balanceada são alguns dos fatores responsáveis por melhorar a saúde intestinal.

Pessoas que possuem uma rotina de hábitos intestinais pouco saudáveis costumam sofrer com constipação intestinal.

Quais hábitos podem melhorar a saúde intestinal?

Mulher de meia idade saudável

Garantir o seu bem estar intestinal é indispensável para viver uma vida saudável, afinal, o intestino é responsável por colaborar com a produção de vitaminas, ajudar no bom funcionamento do cérebro e cuidar do sistema imunológico.

Conheça 3 hábitos para adotar a sua rotina a favor do bom funcionamento intestinal:

1- Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma dieta saudável é essencial para o bem estar intestinal. Para isso, você deve evitar alimentos processados, enlatados, açucarados e industrializados.

Adicione a sua rotina alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas e verduras.

Escala de Bristol: O que o formato das fezes indicam sobre a saúde intestinal?

2- Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos contribui para uma melhora na digestão, na movimentação do aparelho digestivo e no combate a constipação.

3- Beba bastante água

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água. Esse recurso natural auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, proporcionando uma passagem mais livre para as fezes.

É importante que você consuma entre 1,5 a 2L de água diariamente.

Quando buscar ajuda de um médico?

Médica e paciente

Se você mantém uma rotina saudável e mesmo assim sofre com constipação e outros sintomas de problemas intestinais, é importante buscar a ajuda de uma médica coloproctologista.

Através da consulta, é possível diagnosticar e tratar doenças que possam estar afetando a sua saúde intestinal e qualidade de vida.

Ao identificar sinais e sintomas que possam estar afetando o seu bem estar, busque ajuda médica e escolha o melhor para a sua saúde.

 

Para mais informações e conteúdos relacionados a saúde do intestino e a área da coloproctologia, siga o meu perfil no Instagram: @dracamilacoloproctologista

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos