A presença de hemorroidas internas ou externas acarretam muitos malefícios para a saúde e qualidade de vida dos indivíduos. 

Inicialmente, o tratamento da doença é clínico, baseado no uso de medicamentos aliado a uma alimentação adequada e outros cuidados. Em alguns casos, essa técnica pode não surtir efeito, sendo indicado o tratamento cirúrgico

Em meio às dúvidas relacionadas ao pós-operatório das hemorroidas, descubra quais são os cuidados necessários para garantir uma boa recuperação:

Mitos e verdades sobre o pós-operatório das hemorroidas

Médica fazendo prescrição para o paciente

Mito ou verdade? Descubra quais são os cuidados a serem tomados para garantir uma boa recuperação após a cirurgia de hemorroidas:

1- É preciso redobrar a higiene na região? 

Verdade! A região anal possui muitas bactérias e, após a cirurgia, é importante redobrar os cuidados com a higienização da área, mantendo-a sempre limpa e seca. 

Além disso, é comum que depois da cirurgia alguns pacientes apresentem um pouco de secreção na região operada, sendo necessário usar sabão neutro para higienizar cuidadosamente o local.

2- Após a cirurgia o paciente fica sem evacuar?

Mito! Após a cirurgia você conseguirá evacuar normalmente. No entanto, é importante evitar grandes esforços durante a evacuação e, para isso, use uma estrutura para apoiar os pés para ajudar a diminuir a pressão sobre o ânus.

3- Devo evitar o uso do papel higiênico? 

Verdade! O uso do papel higiênico poderá machucar a região, além de não limpar o local adequadamente. Substitua o papel por água e, depois de lavar o ânus, seque a região com um tecido limpo e macio.

4- É necessário comer somente alimentos líquidos pós-cirurgia?

Mito! É esperado que o médico cirurgião indique uma alimentação balanceada e rica em fibras, contribuindo para uma melhor consistência das fezes e, consequentemente, uma evacuação mais confortável. 

5- Vou poder usar medicamentos para colaborar com a cicatrização? 

Verdade! O médico irá te indicar medicamentos que ajudem a combater os desconfortos e colaborem para a cicatrização da região. Você só poderá usar medicamentos prescritos pelo seu médico!

6- Sexo anal nunca mais?

Mito! O pós-operatório da cirurgia requer uma pausa na atividade sexual somente até que a cicatrização da região esteja completa.

Converse e tire as suas dúvidas com um médico coloproctologista

Médica conversando com paciente

É importante entender que cada paciente apresenta um quadro de hemorroidas diferente, sendo necessário conversar com um profissional da área da coloproctologia para tirar dúvidas e compreender melhor o seu caso.

Feito a cirurgia, o profissional responsável pelo seu tratamento continuará acompanhando e avaliando a sua cicatrização através das consultas de retorno, garantindo o seu bem estar e qualidade de vida.

Lemebre-se: É normal ter dúvidas e sentir um pouco de aflição diante de uma cirurgia, por isso, busque compreender melhor o assunto e não negligencie a sua saúde!

Este conteúdo respondeu todas as suas dúvidas? Caso tenha alguma pergunta, deixe um comentário!

Para mais informações, siga o meu perfil no Instagram: @dracamilacoloproctologista

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos