A realização de exames periódicos é indispensável para identificar e tratar precocemente doenças que possam afetar a sua saúde e qualidade de vida.

Papanicolau é um exame comumente realizado por mulheres, responsável por detectar alterações e doenças no colo do útero, como o HPV, causador do câncer de colo de útero.

Com função preventiva, o papanicolau também é indicado para homens que fazem sexo com homens de forma receptiva, possibilitando a detectação precoce de o câncer de ânus, por exemplo.

Como é feito o exame Papanicolau Anal?

Médica colocando proteção

Também conhecido por Anap Pap, a realização do exame é simples, indolor e não exige muitos esforços dos pacientes.

O exame consiste no uso de uma escovinha para coletar células na região interna e externa do ânus, procedimento similar ao do exame papanicolau realizado em pessoas com vagina e colo do útero.

Depois de coletar as células, é feita uma análise microscópica conhecida como citologia, capaz de identificar Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e outras alterações nas células anais causadas pelo HPV.

Importância do exame

Médica acalmando paciente

É fundamental que pessoas com o diagnóstico de HPV, e homens e mulheres que praticam o sexo anal de forma receptiva realizem o exame papanicolau anal ao menos uma vez por ano.

Caso o exame indique a presença de alterações citológicas causadas pelo HPV, o especialista irá encaminhar o paciente para a realização de exames complementares para o diagnóstico do câncer de ânus.

O diagnóstico precoce do câncer anal, assim como o câncer de colo de útero, tem chance de cura de 100%. Em muitos casos, essas doenças evoluem sem apresentar sintomas, reforçando e alertando toda a população sobre a importância de manter os cuidados com a saúde.

Agende a sua visita com um profissional da coloproctologia e faça o exame! A sua qualidade de vida não deve ser negligenciada, priorize a sua saúde!

Leitura Recomendada:

Desinformação faz mal à saúde: Volume 1 — Destinado ao público LGBTQIA+

Se você faz parte da comunidade LGBTQIA +, não deixe de conferir o meu e-book, que tem o intuito de informar corretamente sobre prevenção e coloproctologia.

Além de reunir dados de fontes seguras como Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer (INCA), optei por utilizar uma linguagem simples e acessível para todos. Através disso, garantimos informação de qualidade e confiança para um número maior de pessoas!

Banner da Dra. Camila Medeiros

A informação é capaz de mudar o mundo e contribui para evitar grandes problemas! Baixe o livro e entenda mais sobre o assunto!

Você ainda tem alguma dúvida sobre a área da Coloproctologia? Consegui tirar todas as suas dúvidas nesse conteúdo? Conta para mim através dos comentários!

Para mais informações e conteúdos relacionados a saúde do intestino e a área da coloproctologia, siga o meu perfil no Instagram: @dracamilacoloproctologista

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos