Como o paciente pode se preparar para a consulta de coloproctologia? O que é preciso fazer no dia anterior e nas horas anteriores à consulta? É necessário algum cuidado extra?

Esta é, de longe, uma das dúvidas mais comuns no consultório e nas ligações para a clínica e tem motivos óbvios. Como já falamos no texto “Como é a consulta com a coloproctologista?”, há muita desinformação relacionada ao assunto.

Porém, como também sabemos, a informação é uma das melhores ferramentas para combater preconceitos. 

Por este motivo, convido você a conferir o texto e marcar uma consulta assim que possível!

O que fazer antes da consulta com a coloproctologista?

Fotografia colorida de homem com dúvida.

Se a sua pergunta não está aqui, que tal deixar um comentário ou enviar uma mensagem pelo formulário de contato?

Preciso me depilar?

Não há nenhuma necessidade médica de depilar as partes íntimas antes da consulta. Se você se sentir mais confortável assim, pode fazer, mas a escolha é sua e não há nenhuma diferença no diagnóstico ou no andamento da consulta.

Estou com diarreia, o que faço?

Informe o coloproctologista. Dependendo do caso ou do exame que será executado naquele dia, será necessário adiar por questões técnicas. Porém, outros exames menos invasivos podem ser realizados normalmente.

Preciso fazer higienização interna (também conhecida como “chuca”)?

De forma alguma. A “chuca”, como é popularmente conhecida, pode ser até mesmo prejudicial para o diagnóstico, além de prejudicar a mucosa interna. Não se preocupe com a presença de traços de fezes no trato retal, isso é comum e esperado.

Preciso evacuar antes?

Apenas se você sentir vontade. Se você estiver nervoso(a) nos momentos antes da consulta, sempre há um banheiro disponível para você. Não se preocupe!

Devo seguir alguma dieta especial?

Não. É recomendado, apenas, que você tente não comer alimentos muito pesados para evitar mudanças na sua flora intestinal. Uma feijoada, por exemplo, pode fazer com que você tenha muitos gases e inchaços antes da consulta.

Opte por uma alimentação balanceada, com boas fibras e muita água. Essa dica serve não apenas para a consulta, mas para a vida!

 

Ao marcar a sua consulta, o médico ou algum funcionário da clínica vai informar caso exista algum preparo de rotina. O mais importante é você evitar a ansiedade e manter a calma.

Qual é a preparação para um exame médico?

Fotografia de mulher com a mão no queixo e olhar questionador.

Cada exame médico tem um processo específico. Alguns, como falei anteriormente, não requerem nenhum cuidado extra antes da consulta. Outros, por exemplo, podem pedir coisas como:

  • Dieta pobre em resíduos no dia anterior ao exame: apenas chás, sucos, proteínas e comidas não-integrais. A ideia aqui é evitar fibras e, consequentemente, a formação de fezes.
  • Uso de medicamentos específicos: apenas o profissional médico pode receitar laxativos ou outros remédios que diminuem sintomas. Nunca se automedique.
  • Beba muita água.
  • Faça jejum absoluto pelo menos 8 horas antes do exame médico.

Informe-se com a coloproctologista e siga as orientações direitinho!

A importância da prevenção

Ilustração colorida de homem com óculos e barba segurando o queixo, questionando. Há uma interrogação ao lado do rosto dele.

Depois de todas essas informações você ainda está com medo ou vergonha de procurar um coloproctologista?

Espero que a resposta seja “não”, mas, se ainda for “sim”, é preciso que você lembre a importância de fazer consultas preventivas.

É melhor prevenir que remediar!

Gif da atriz Kristen Bell piscando para a câmera enquanto sorri.

O ditado diz tudo, mas eu reforço: as consultas periódicas, pelo menos uma vez ao ano, ajudam a evitar diversos tipos de doenças, inclusive o câncer colorretal, que é o segundo mais comum em homens e mulheres.

Não deixe a sua saúde pra depois! Marque sua consulta com a coloproctologista!

 

Que tal se inscrever na minha newsletter para receber todos os posts, artigos e notícias? Basta colocar seu nome, e-mail e prontinho!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camila Medeiros
Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos