Para que você entenda o que é colite, é preciso saber que ela pode ser provocada por diversos fatores. Além disso, tudo depende das causas e qual tipo de colite afetou o paciente. Para conhecer mais sobre o assunto, continue lendo o artigo.

 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre

  • O que é?
  • Tipos de colite 
  • Quais são os sintomas 
  • Como funciona o tratamento 

 

O que é?

De um modo geral, a colite é uma inflamação no intestino grosso. Pode estar restrita a um pequeno segmento, mas também pode comprometer toda a extensão do cólon.

Essa alteração pode atingir diferentes níveis de profundidade das paredes do cólon e do reto, o que provoca sintomas como prisão de ventre e diarreia, sangramento e muco nas fezes.

Nesse sentido, pode afetar diretamente a qualidade de vida e bem-estar do paciente. Dor, desconforto e irritabilidade são alguns dos muitos problemas que os diagnosticados com colite passam.

Tipos de colite 

Existem diversos tipos de colite, que podem ser por meio de inflamação, alteração da vascularização local, infecções (vírus, parasitas e bactérias) e desuso (no caso daqueles pacientes que tem colostomia ou ileostomia). Ainda existem aquelas que não conseguimos encontrar a causa específica e chamamos de idiopáticas. 

Todas essas podem ser divididas entre agudas e crônicas, dependendo do tempo de duração do acometimento no paciente. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas da colite são bem variados, o que pode até causar confusão com outras doenças. Normalmente, os sinais chegam a ser confundidos com os da Síndrome do Intestino Irritável ou com intolerâncias alimentares. 

Portanto, é importante ficar atento aos sintomas. Preste sempre atenção ao seu corpo, ele pode te ajudar a identificar algumas doenças. E sem esquecer do check-up, ok?

Confira os mais sintomas comuns da colite:

  • Febre
  • Diarreia 
  • Dor abdominal 
  • Desidratação 
  • Gases
  • Fezes com sangue e/ou muco
  • Prisão de ventre aguda

Como é realizado o diagnóstico?

Para identificar a colite, o paciente passa por uma avaliação médica. O profissional da saúde realiza exames físicos, além de analisar o histórico do indivíduo.

Após esses primeiros passos, serão solicitados outros exames, para ter um diagnóstico ainda mais preciso. Exame de sangue, exames de fezes e uma colonoscopia são alguns dos procedimentos encaminhados pelo médico. 

Como funciona o tratamento?

Como qualquer outra infecção, a medicação deve ser iniciada após o diagnóstico, e claro, com a prescrição médica. Pois, só assim, é possível saber qual o remédio mais assertivo e eficaz. 

No caso da colite, o tratamento pode ser realizado a partir da medicação e suplementos. 

 

Gostou desse conteúdo? Sua pergunta foi respondida? Se você ficou com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato!

Aproveite para se inscrever na newsletter para receber todos os posts, artigos e notícias! Tenho certeza que teremos muitas informações úteis por aqui. Basta colocar seu nome e o seu melhor e-mail!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camila Medeiros
Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos