Cólicas, estresse e desconforto. Quando inicia o período menstrual, logo esses sinais bem conhecidos entre quem menstrua também começam. As mudanças hormonais influenciam diretamente no funcionamento do corpo. Mas será que o ciclo menstrual afeta até o intestino?

Qual a relação entre o ciclo menstrual e o intestino?

As irregularidades no intestino estão presentes no ciclo menstrual. Durante a Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como a TPM, acontece aquela “travada”. A constipação e a prisão de ventre são comuns nesse momento. Já durante a menstruação, as idas ao banheiro tornam-se frequente, alguns casos relatam dor de barriga e diarreia.

Por que isso acontece?

Na TPM

Tem muito que ainda não sabemos sobre o tema, mas durante a TPM, as altas taxas de progesterona no organismo diminuem os movimentos intestinais, causando inchaço e até prisão de ventre.

Na menstruação

No entanto, nos primeiros dias de menstruação, é possível sentir uma maior vontade de ir ao banheiro devido às dores de barriga e até diarreias. Isso é reflexo da baixa produção de progesterona no organismo. Com a chegada da menstruação, o corpo também aumenta a liberação de prostaglandina, substância que ajuda o útero a se contrair para expulsar o endométrio. 

Esse processo também influencia os movimentos intestinais, fazendo com que o intestino funcione com muito mais frequência do que em outras fases do ciclo. Certas pessoas podem ter essa percepção exacerbada e sentir inclusive dor, as famosas cólicas.

Como evitar a diarreia no período menstrual?

A alimentação sempre é uma ótima aliada, pois ela consegue minimizar os efeitos da diarreia durante o ciclo menstrual.

  •     Evitar o consumo excessivo de cafeína
  •     Beber bastante água diariamente
  •     Não consumir comidas condimentadas
  •     Descansar adequadamente

Quais são os perigos relacionados ao intestino e a menstruação?

Problemas no intestino nesse período podem ser consequência de inflamações como a endometriose, que causa uma irritação na região pélvica, acometendo inclusive a parede do reto. Muitas vezes, o diagnóstico só é dado em casos mais graves da enfermidade. Se mesmo após a TPM, ainda houver dificuldade para evacuar ou apresentar sintomas como dor retal e sangramento, é preciso buscar ajuda.

Quando procurar atendimento médico?

Como foi falado acima, é necessário manter a atenção quanto às alterações no intestino durante o ciclo menstrual. Lembrando que as alterações são consideradas comuns e volta tudo ao seu padrão após os primeiros dias da menstruação.

Caso os sintomas forem persistentes e prejudicarem a qualidade de vida, como dor inexplicada ou sangramento retal, um médico deve ser procurado para avaliação. Doenças como síndrome do intestino irritável e endometriose devem ser excluídas.

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos