Hoje falaremos sobre os sintomas do câncer anal e vamos responder algumas das perguntas mais comuns a respeito do diagnóstico, possibilidades de tratamento e cura.

Fique comigo para saber mais sobre esta doença!

O que é o câncer de ânus?

O ânus é a última parte do trato digestivo, de onde as evacuações deixam o corpo. Portanto, o câncer anal ocorre quando as células normais que revestem o ânus se transformam e crescem fora de controle. 

Quais são os sintomas do câncer anal?

Essa doença nem sempre causa sintomas no início. Pessoas que apresentam sintomas podem ter:

  • Sangramento local;
  • Dor dentro ou ao redor do ânus;
  • Uma ferida no ânus que não cicatriza;
  • Caroço de crescimento progressivo.

Todos esses sintomas também podem ser causados por doenças que não são câncer. A coloproctologia atua na verificação desses sinais e acompanhamento frequente para evitar problemas maiores.

Existe um teste para câncer anal?

Sim! Para verificar se há câncer anal, seu médico examinará seu ânus e fará um toque retal. Durante esse exame, o profissional colocará um dedo enluvado em seu ânus e na parte inferior do reto para sentir se há crescimentos anormais.

Nesse momento, também é possível fazer um ou mais dos seguintes testes:

  • Anuscopia – Durante uma anuscopia, o médico coloca um tubo curto com uma luz na extremidade (chamado de “anuscópio”) em seu ânus e reto, que serve para procurar áreas anormais.
  • Biópsia – um médico pode remover uma pequena amostra de tecido do ânus para ser examinado por um patologista e ver se ela tem câncer. Às vezes, são encontradas células que não são cancerosas, mas são anormais e têm grande chance de se transformar em câncer. Seu médico pode tratar essas células “pré-cancerosas” de diferentes maneiras. 

Câncer de ânus tem tratamento? 

O tratamento certo para você dependerá do estágio de seu câncer anal e de outros problemas médicos. A maioria das pessoas com câncer anal é tratada com ambos:

  • Radioterapia – a radiação mata as células cancerosas.
  • Quimioterapia – quimioterapia é o termo médico para medicamentos que matam as células cancerosas ou impedem seu crescimento.

O câncer anal às vezes é tratado com cirurgia para remover o câncer. Porém, a maioria das pessoas não precisa de cirurgia — se o câncer melhorar após a quimioterapia e a radioterapia.

O que acontece depois do tratamento?

Ilustração de sistema digestivo

Após o tratamento, você será examinado de tempos em tempos com o objetivo de detectar precocemente sinais do retorno do câncer. 

Os testes regulares de acompanhamento incluem toque retal e anuscopia. Também serão necessários exames de imagem como tomografia no acompanhamento.

Você também deve observar os sintomas listados acima. Ter esses sintomas pode significar que o câncer voltou. Informe o seu médico se tiver quaisquer sintomas, ok?

Visite a coloproctologista e realize consultas preventivas!  

Em breve, traremos ainda mais informações sobre o câncer de intestino. Fique ligado(a) no blog! Assine a newsletter para receber as novidades no seu e-mail e não perder nada!

Vale lembrar: também estou no Instagram em @dracamilacoloproctologista!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camila Medeiros
Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos