No nosso cotidiano é muito comum escutar pessoas que já passaram por câimbras em diversos músculos, mas para alguns a câimbra no anus pode ser uma novidade. No entanto, a situação acontece de forma súbita, na maioria das vezes sem nenhum aviso prévio.
Essa dor acontece numa escala de intensidade moderada a alta, através de contrações nos músculos que são responsáveis por envolver a parte externa do reto, também conhecido como músculo puborretal e esfíncteres.
Por ser algo que não comentamos com frequência numa roda de amigos, ainda surgem muitas dúvidas sobre a origem da câimbra no ânus e as formas de tratamento para evitar que isso se repitam. Vamos conferir!
O que pode causar a câimbra no ânus?
As câimbras do ânus podem ter diversas causas, principalmente se o paciente tiver associado outro problema na mesma região.
Veja alguns prováveis motivos dessa câimbra:
- Hemorroida: por causa uma inflamação nas veias que estão localizada na região anal;
- Infecção: principalmente por bactérias ou vírus de caráter sexualmente transmissíveis, impactam na saúde anal;
- Constipação: pela falta do funcionamento adequado do intestino, a evacuação das fezes forma-se mais difícil, exigindo mais esforço dos músculos localizados na região do ânus;
- Fissura anal: são feridas caudadas por lesões traumáticas, como a limpeza com frequência com papel higiênico;
- Diarreia: quando acontece de forma prolongada, pode acabar irritando o ânus e gerando a câimbra.
Ainda existem outras situações que podem causar a câimbra no ânus, como o abscesso perianal, proctite, Doença de Crohn, endometriose intestinal, colite ulcerosa e em casos mais complexos até mesmo um câncer anal.
Quando a câimbra no ânus evolui para a proctalgia fugaz?
A proctalgia fugaz é uma doença funcional que acontece também no ânus, e que pode ser identificada pelo seu sintoma mais comum: uma dor anal intensa, semelhante a uma câimbra. Não tem horário para acontecer e costuma melhorar após alguns minutos
Se a câimbra no ânus acontece de forma contínua durante a sua vida, em crises frequentes, pode ser que o seu quadro tenha evoluído para uma proctalgia fugaz.
Nesse caso, os principais motivos podem estar ligados a:
- Insônia constante
- Constipação intestinal
- Evacuação com fezes mais endurecidas
- Estresse no dia a dia
- Atividade sexual com o ânus.
Como funciona o tratamento da câimbra no ânus?
O tratamento da câimbra no ânus vai acionar principalmente as causas. Por isso, vai ser necessário a consulta a um(a) proctologista especializado(a), analisando as diversas possibilidades para dar um diagnóstico.
Quando este for identificado, o tratamento pode seguir com medicamentos ou até mesmo métodos de reabilitação do assoalho pélvico, buscando por um relaxamento na musculatura que envolve o ânus. As possibilidades de cirurgia são mínimas.
Este conteúdo conseguiu responder às suas dúvidas? Para mais dicas e informações, me acompanhe no Instagram @dracamilacoloproctologista.