Cuidar do intestino é cuidar do corpo como um todo –  e a alimentação está diretamente ligada nesse processo. Quer saber como? Continue lendo até o final! Neste artigo você vai aprender:

  • A relação entre intestino e alimentação
  • Alimentos que favorecem a saúde intestinal
  • Quais alimentos prejudicam o intestino

A relação entre intestino e alimentação

Hungry Food GIF by nerdbugs

Muito além do que um tubo por onde passam os alimentos, o intestino é, na verdade, considerado nosso segundo cérebro. Isso porque as bactérias que o colonizam, também conhecidas como flora ou microbiota intestinal, têm influência direta sobre várias funções diferentes do nosso organismo, incluindo as metabólicas e imunológicas.

Elas ajudam não só na digestão de alimentos e absorção de nutrientes, como também na produção de hormônios, no fortalecimento da imunidade e no controle da proliferação de microorganismos que causam doenças.

Por essa razão, é importante manter o equilíbrio desses micro-organismos no intestino – e uma das principais formas é através da alimentação. O consumo de determinados tipos de alimentos faz toda a diferença em fortalecer a flora, melhorar o trânsito intestinal, entre outros benefícios.

Alimentos que favorecem a saúde intestinal

alimentação e intestino

Uma das melhores formas de cuidar do intestino é tendo atenção com aquilo que nos alimentamos. A alimentação equilibrada e rica em ingredientes que contém fibra é a aliada número um para o bom funcionamento do intestino. O ideal é ingerir, em média, 20 a 30 gramas de fibras ao dia.

Procure comer frutas como mamão, ameixa, abacaxi, uva, laranja com bagaço e maçã com casca. E também frutas secas, como damasco, figo seco e uva passa.

Com relação aos vegetais, aposte em berinjela, brócolis, repolho, alface e couve. Inclua também na sua dieta leguminosas, tais como feijão, lentilha e grão de bico.

Um destaque especial está nos probióticos, que possuem microorganismos vivos benéficos para o nosso organismo, como os lactobacilos e bifidobactérias. Eles são encontrados em alimentos como o leite fermentado e o iogurte. 

Outra dica é introduzir à sua alimentação cereais integrais, como arroz, e sementes como chia, linhaça, de abóbora e de gergelim.

Quais alimentos prejudicam o intestino?

Assim como há os alimentos que favorecem a flora intestinal, alguns tipos são mais difíceis de digerir e outros interferem na harmonia entre bactérias boas e ruins – e podem se tornar a causa do desconforto intestinal. Alguns dos principais a serem evitados são:

  • Frituras
  • Adoçantes
  • Bebidas alcóolicas
  • Vegetais fibrosos em excesso (como brócolis e salsão)
  • Alimentos industrializados, processados e açucarados

Agora que você já sabe quais alimentos ajudam ou não o seu intestino, que tal trabalhar em uma reeducação alimentar? Lembre-se que nem sempre é necessário tomar medidas drásticas e fazer mudanças radicais, preze sempre pelo equilíbrio e moderação! Na dúvida, não deixe de consultar um médico especialista.

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Até o próximo!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camila Medeiros
Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

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