O intestino é um órgão fundamental para a saúde do corpo humano. É nele que ocorrem  importantes etapas do processo de digestão dos alimentos, como a absorção da maior parte dos nutrientes que mantêm o organismo.

O órgão também permite a excreção de toxinas e outros produtos que não podem ser absorvidos pelo corpo, que são eliminados sob a forma de fezes.

Além disso, o intestino é considerado o segundo cérebro do corpo. Estima-se que ele produz de 80% a 90% da serotonina do organismo. A serotonina é um neurotransmissor responsável pela movimentação dos músculos do intestino e também pela regulação do nosso humor, promovendo sensação de felicidade.

Dessa forma, as consequências do comprometimento da saúde intestinal vão muito além de uma má digestão. Para você avaliar o funcionamento do seu intestino, separamos alguns sinais que indicam que ele não vai bem e que talvez seja hora de procurar um coloproctologista.

1. Você vive constipado

É normal ir ao banheiro de três vezes por semana a três vezes ao dia. Se você tem evacuado com uma frequência menor do que essa é um sinal de que algo está errado no seu trato intestinal.

Geralmente a prisão de ventre vem acompanhada de fezes duras e ressecadas, dificuldade para evacuar, dor e desconforto abdominal. Ela é causada principalmente pela desidratação e falta de fibra na alimentação.

Se mesmo ao incluir fibras na dieta, consumindo frutas, vegetais e grãos integrais, e bebendo bastante água durante o dia, o quadro não melhorar é preciso procurar um coloproctologista para uma avaliação.

2. Você sente desconforto intestinal com frequência

Não é normal viver constantemente com cólica, dor abdominal, inchaço, gases, diarreia ou constipação. Esses são sinais de que algo não vai bem com seu intestino.

Tente observar se os sintomas estão associados a ingestão de alguns tipos de alimentos, como cafeína, bebida gaseificada ou alcoólica, derivados de leite ou glúten. Se esses sintomas são persistentes, procure um coloproctologista.

3. Você sente inchaço e gases após se alimentar

Se você sente desconforto depois de comer certos tipos de alimentos, este pode ser um sinal de intolerância ou sensibilidade alimentar.

As mais comuns são ao leite e seus derivados (intolerância à lactose) e ao glúten (doença celíaca ou intolerância não celíaca). Algumas pessoas apresentam quadros mais leves e outras mais graves, com a incapacidade total de digerir o alimento. É preciso ir ao médico para investigar o caso e pensar em estratégias a serem adotadas, como mudanças na alimentação.

 

4. Você sente que o intestino não se esvazia completamente

Se você sente que ao ir ao banheiro não consegue esvaziar completamente o intestino, como se ainda estivesse com fezes, você tem sofrido de tenesmo retal. Esse é um sintoma de diversos problemas intestinais, por isso é interessante marcar uma consulta com um coloproctologista para investigar a situação.

5. Você tem diarreia crônica

A diarreia crônica é caracterizada pelo aumento da quantidade de evacuações por dia e amolecimento das fezes por 4 semanas ou mais.

Esse sintoma pode estar relacionado com infecções, intolerâncias alimentares, inflamação intestinal ou efeito colateral de remédios. A diarreia provoca desequilíbrio da flora intestinal e desidratação.

Ela não deve ser subestimada. Ao perceber que a diarreia está crônica procure um médico especialista.

 

6. Você sangra ao evacuar

Sangramento ao evacuar não é normal. Esse sinal é sintoma de muitas doenças, tais como hemorroidas, fissuras, fístulas, doença diverticular, doença de Crohn, úlceras e até mesmo câncer colorretal. Só um médico poderá dizer o motivo do seu sangramento para um tratamento correto.

7. Você perdeu peso repentinamente

Se você perdeu peso sem ter mudado a alimentação ou aumentado a intensidade da atividade física, isso pode ser sinal de alerta, principalmente se acompanhado de outros sintomas, tais quais, dor ou distensão abdominal.

Esse sinal pode estar relacionado a entidades com potencial de gravidade, como câncer, doença celíaca e doenças inflamatórias, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Ou seja, é importante investigar a razão com um coloproctologista.

 

8. Você sente cansaço extremo sem razão

Mesmo dormindo uma boa quantidade de horas, você continua se sentindo cansado? Isso pode ocorrer por diversas razões, entre elas problemas no intestino.

A fadiga é um sintoma comum em pessoas com doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Se o cansaço está acompanhado de sintomas intestinais, marque uma consulta com o coloproctologista.

 

9. Você tem adoecido frequentemente

O sistema imunológico está muito atrelado à nossa flora intestinal. Quando a microbiota do intestino está desequilibrada ficamos mais propensos a adoecer.

Se você tem adoecido com frequência e sente sintomas intestinais, é recomendado procurar um médico especialista.

 

10. Você tem sofrido alterações de humor

Se você tem notado estar deprimido, desanimado ou triste por um longo período de tempo, é sinal de que pode haver algum problema na produção de serotonina no seu intestino.

Geralmente, isso está relacionado a quadros de constipação e outros desconfortos intestinais. É que as nossas emoções estão muito associadas ao cólon, ou seja, a saúde mental está, também, atrelada à saúde intestinal.

Numa situação como essa é interessante procurar um coloproctologista para investigar o quadro. Mas não hesite em também procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica se sentir que é necessário.

 

Gostou desse conteúdo? Sua pergunta foi respondida? Se você ficou com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato!

Aproveite para se inscrever na newsletter para receber todos os posts, artigos e notícias! Tenho certeza que teremos muitas informações úteis por aqui. Basta colocar seu nome e o seu melhor e-mail!

Sobre o(a) autor(a): Dra. Camila Medeiros

Dra. Camila Medeiros
Dra. Camilla Medeiros é médica coloproctologista em Natal/RN com especialização em Saúde Intestinal e Câncer de Cólon.

Artigos relacionados

Voltar para artigos